Mais de 15,7 mil eleitores de João Dourado, na região de Irecê, participam de eleição suplementar neste domingo (7) para eleger prefeito e vice-prefeito da cidade. A nova votação acontece porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento à candidatura da vice-prefeita eleita em 2020, Rita de Cássia Amorim do Amaral. O resultado anula o registro de toda a chapa.
Curiosamente, o prefeito eleito em 2020 volta a concorrer ao posto, Diamérson Costa Cardoso Dourado integra a chapa Agora é com mais força (PL, PSB e PCdoB), tendo como companheira de chapa Clévia Santiago Silva Conceição.
A coligação João Dourado para todos (PT, PSD) conta com Abimael Dourado Lima Júnior, para prefeito, e João Nogueira Ferreira, na vaga de vice-prefeito.
Auditoria
A Eleição Suplementar de João Dourado contará com auditoria das urnas eletrônicas, a ser realizada na Câmara Municipal de João Dourado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a simultaneamente ao pleito, na mesma data e hora, das 7h às 17h.
O TRE-BA anunciou também que serão mantidos os protocolos previstos no Plano de Segurança Sanitária para garantir a proteção de eleitores, candidatos, mesários, servidores e magistrados envolvidos no pleito.
Eleitores devem usar máscaras e higienizar as mãos antes e depois da votação. Aos mesários e demais envolvidos no pleito, serão disponibilizadas máscaras, face shield e álcool em gel. O distanciamento físico também deverá ser mantido.