Os mais antigos perguntam por onde ele anda, o público mais jovem não conhece sua força em uma avenida de Carnaval. O fato é que o cantor Tomate não é mais uma figura carimbada pelas festas da Bahia. Porém, após um período afastado, ele voltou a ser assunto duplamente por aqui. Atualmente adotando também o nome artístico de Tom Kray – uma espécie de junção de Tomate com o seu sobrenome de batismo, Kraychete -, o baiano foi convocado a participar da música e clipe de “Não Me Olhe Assim”, um das faixas do novo projeto que Ivete Sangalo prepara para o verão 2020 (veja aqui).
“Eu e Ivete somos amigos há muitos anos. Ela foi uma das convidadas do meu DVD, gravado em Belo Horizonte, e já tivemos o prazer de dividir o mesmo palco outras vezes. Recebi o telefonema me chamando para gravar esta nova canção – de amor – e topei na hora! Ivete é uma grande referência como artista e pessoa. Foi muito especial participar de seu novo projeto. Tenho certeza que a galera vai curtir muito”, garantiu em entrevista ao Bahia Notícias. O resultado ainda não tem data de lançamento.
Outro ponto de destaque é que ele comanda um show na primeira edição da temporada dos ensaios do Parangolé, que acontece neste domingo (15), na Arena Fonte Nova. “Tocar em Salvador, na minha terra, me deixa sempre muito feliz. Faremos um show pra cima, com os grandes sucessos da minha carreira, incluindo a música nova ‘Roda Vibrante’, que não podem ficar de fora. Será uma verdadeira prévia do carnaval que já está batendo na porta. Vai ser massa!”, vibrou.
Entre os singles da carreira que não podem faltar estão “Parará”, “Eu Te Amo, Porra”, “Te Espero no Farol”, “A Gente Se Vê Depois da Chuva”, além do hit “Eu Não Vou Embora”. Além dele e do anfitrião, Dilsinho também será uma das atrações do evento. Sobre uma possível participação no show da banda de Tony Salles, Tomate confessou que ainda não planejaram isso, mas que não descartaria a possibilidade. “Tony é um amigo da música e eu o admiro muito como artista”, admitiu.
Confirmando a teoria de sua ausência por aqui, apesar de estar na abertura do verão, a próxima passagem anunciada do baiano pela Terra do Axé até o momento é apenas no Carnaval. Ele estará novamente no seu bloco Fissura 77, na sexta-feira da Folia. Ao ser questionado sobre o motivo de sair somente um dia no carnaval, desconversou. “Puxo meu bloco no circuito Barra-Ondina e sigo para outras capitais do país. Saio apenas um dia no Carnaval de Salvador, mas também toco em outros lugares. Que bom que meu trabalho permite que eu leve música e alegria para as pessoas, onde quer que elas estejam”, avaliou.
Considerado um dos melhores puxadores de trio do estado, Tomate tem sua ausência lamentada por muitos foliões, principalmente nas redes sociais. O movimento “sem cordas”, por exemplo, tem crescido, mas o cantor ainda não aderiu. “Penso nisso. O Carnaval também é do folião pipoca. Quem sabe um dia aconteça…”, desejou.
VIDA NOS STATES
Muito da sua ausência nos últimos tempos se deve ao fato de ter migrado para os EUA ao lado da esposa, Luana. Aos 37 anos, o “menino”, que ficou conhecido pelo seu jeito elétrico e “explosivo”, está em busca de uma “vida mais tranquila”, que consegue ter por lá. “Mas nada que uma ponte aérea Miami/São Paulo, Miami/Salvador, não resolva. Venho sempre que posso e preciso. Encaro essa rotina com bastante tranquilidade. Me mudei sabendo que seria dessa forma”, afirmou.
Na terra do tio Sam, Tom vem experimentando sonoridades diferentes do que estava acostumado a fazer aqui com o Axé. Em 2018, por exemplo, gravou em parceria com o DJ e produtor FTampa e o grupo Oriente a balada eletrônica “Vibe Boa”. Recentemente, esteve produzindo a música “Tapete Voador” com Levi Lima, vocalista da banda Jammil. “É muito bacana. É uma canção em que ele quis trazer uma nova proposta para sua carreira”, adiantou. Além de amigos, Tom é padrinho de casamento de Lima com a assistente de palco do SBT Bruna Manzon. “Eu deixo as coisas acontecerem. De uma coisa eu tenho certeza, quero e vou fazer muita música”, finalizou.