Rui diz que tem reunião marcada com Consórcio Nordeste para definir futuro da compra da Sputnik

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

Questionado durante o Papo Correria se há uma data limite para a desistência da compra da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik-V, o governador Rui Costa afirmou que tem uma reunião marcada com o Consórcio de governadores do Nordeste para definir o futuro da compra do imunizante.

“Não tem uma data limite. Nós estipulamos que faríamos uma nova reunião com o Consórcio do Nordeste sobre o assunto. Inclusive, conversei hoje com o presidente do Consórcio, o governador do Piauí, e ficamos de tomar uma decisão definitiva após essa reunião entre os governadores, dado aos sucessivos obstáculos da Anvisa e declarações do ministro da Saúde”, disse o governador.

O governador tem reclamado da falta de celeridade por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avaliar o pedido de importação da vacina russa, que está sendo fabricada em laboratório no Brasil.

Na oportunidade, o governador também explicou que não houve pagamento pelas doses previstas, pois o acordo de compra só se concretizaria após a chegada das doses na Bahia e a consequente autorização da aplicação por parte da Anvisa.

“No contrato de compra, a condicionante para o pagamento era a vacina chegar ao Brasil e ter a autorização pelas autoridades sanitárias. Não aconteceu nenhuma das duas coisas: nem a Anvisa autorizar e nem a vacina chegou. Ou seja, não houve qualquer pagamento sobre a vacina. Portanto, não haverá nenhuma devolução do recurso, já que não teve pagamento evidente”, completou.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *