O casarão que pode desabar a qualquer momento no bairro da Soledade, em Salvador, agora foi alvo de um incêndio, na manhã desta terça-feira (27/7). O imóvel já foi alvo de reportagem, já que moradores temem uma tragédia que, segundo eles, pode deixar muitas mortes.
Ninguém ficou ferido durante o incêndio, que pode ter sido provocado por um morador em situação de rua. O casarão, que já foi sede de uma funerária, ficou com a parte interna destruída. Caixões, utilizados em um protesto há duas semanas, também foram atingidos. Suspeita-se que o foco tenha surgido nas urnas funerárias.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas.
DEMOLIÇÃO
O casarão é alvo de uma disputa da Defesa Civil, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e a própria dona. É que para a demolição, há uma série de regras que, por enquanto, não autorizam a derrubada.
De acordo com a Codesal, o imóvel sofreu um novo desabamento na parte interna há duas semanas e que os agentes do órgão realizam vistoria, interditando o acesso devido ao risco potencial e onde existem cerca de 46 imóveis habitados.
A Codesal responsabiliza o IPAC pela deterioração do imóvel, já que o instituto tombou a construção há várias décadas e não providenciou a manutenção da construção junto a proprietária, que já foi notificada pela Codesal.