Por meio de um comunicado enviado à imprensa, a Rede TV! se pronunciou sobre as declarações homofóbicas do apresentador Sikêra Jr durante o programa Alerta Nacional. No comunicado, a emissora afirmou que não compactua com o discurso do jornalista e diz que lamenta o ocorrido.
“O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!. A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito”, disse o texto.
Em outro trecho, a empresa diz que condena qualquer expressão de homofobia. “No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional”.
Devido as declarações do apresentador, a emissora foi alvo de uma ação do Ministério Público Federal, que pede R$ 10 milhões de indenização por danos morais. Além disso, Sikêra Jr perdeu diversos contratos publicitários que patrocinavam seu programa na emissora.
A Aliança Nacional LGBTQI+ também entrou com uma ação civil pública de R$ 5 milhões contra o famoso e o canal paulista.