Salvador: Bruno Reis reforça que medidas restritivas podem ser flexibilizadas nas próximas semanas

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

Durante as comemorações à Independência da Bahia, que acontecem nesta sexta-feira (2), o prefeito de Salvador, Bruno Reis anunciou a possibilidade de flexibilização das medidas restritivas na capital. De acordo com o gestor, após a análise dos números da pandemia, que seguem em queda, novos decretos serão editados. Bruno Reis aproveitou a ocasião para reiterar a avançada vacinação nas Ilhas e a possibilidade das localidades serem utilizadas para a realização de eventos teste.

Como vem ocorrendo desde o início da pandemia da Covid-19, o gestor da capital informou que os anúncios de novas flexibilizações serão feitos junto ao governo do estado. “Muito provavelmente devemos prorrogar os decretos que vencem dias 6 [próxima terça-feira] para que, em conjunto com dia 8, quando vencem os decretos do estado,  a gente anunciar as medidas que passarão a vigorar para os próximos sete ou quinze dias com base nos números”, disse.

Ainda de acordo com o gestor, a realidade atual permite que medidas de flexibilizações sejam pensadas, mas ainda é necessário cautela. “Hoje eles [os números]  permitem que a gente avance, mas vamos avaliar e é importante voltar a dizer que tivemos nesse mês de junho vários feriados então ainda é preciso cautela. Salvador tem 55% da população alvo com a primeira dose da vacina no braço, quase 25% com duas doses, mas ainda se faz necesário tomar todos os cuidados. Esse final de semana será decisivo por isso precisamos continuar segundo os protocolos, evitando aglomerações para que os números possam cair ainda mais e a gente posso retomar aos poucos à normalidade”, disse.

Reis ressaltou que, ao adotar a estratégia de vacinar 100% da população das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos acima de 18 anos com o imunizante da Janssen, de dose única, pretende usar as localidades como pontos de pesquisa e testes. De acordo com o gestor, nas ilhas faltam apenas 3 mil pessoas acima dos 18 anos serem vacinas.

“Vi na imprensa gente dizendo que não foi vacinada nas ilhas. Com certeza não estavam no cadastro e podem ter sido pessoas que estavam lá mais uma vez para tentar se aproveitar do momento. Cumprimos a programação ontem em toda Ilha de Maré, vamos seguir nos Frades e nos Passos e talvez as ilhas sirvam para a gente fazer alguns testes, sejam em parceria com a Fiocruz, para monitorar o avanço da pandemia em uma localidade onde a população está 100% imunizada, como também para que a localidade possa receber eventos testes para a retomada de eventos na nossa cidade”, disse.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *