A secretária da Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, teve o seu Whastapp clonado. O golpe aconteceu na última segunda-feira (17) após receber uma ligação que simulava uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre a Covid-19.
A médica contou sobre a situação em um vídeo postado em seu perfil no Instagram: “Infelizmente estão usando a Covid-19 e o nome do Ministério da Saúde para poder clonar as linhas”.
A secretária relatou que atendeu a ligação de um número com o DDD 61, utilizado por cidades que ficam localizadas na macrorregião de Brasília (DF), que alegava ser uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Ele acredita que respondeu cerca de cinco perguntas.
“[Quando] terminou a pesquisa, a pessoa fala assim para mim: ‘Para confirmar esta pesquisa, confirme que você recebeu um código'”, afirmou a médica. Contudo, o código solicitado fez com que o aplicativo de mensagens dela fosse clonado.
“Imediatamente meu WhatsApp foi desbloqueado e minha linha foi clonada”, acrescentou a secretária. Na postagem, ela pediu que seus seguidores compartilhassem a informação para que mais pessoas não sejam vítimas do golpe.
De acordo com o G1, Raissa disse que o número clonado será desativado. Ela não esclareceu se os criminosos conseguiram fazer vítimas através de seu Whatsapp.