As expectativas de crescimento na área econômica em 2020, fizeram o PT modificar o discurso crítico sob o governo do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o jornal ‘Folha’, o partido, que demonstra uma retomada após a soltura do ex-presidente Lula, passa a centrar fogo na qualidade e quantidade de empregos gerados pelo governo de militar, como forma de se promover para a próxima disputa eleitoral.
A ideia da modificação do discurso foi dada pelo ex-presidente quando ainda estava dentro da prisão.
Segundo a publicação, Lula bateu forte na tecla da situação econômica, sobretudo nos empregos precários que vêm sendo gerados. Outro ponto que parece caminhar a favor do discurso do partido são as previsões de analistas de que o crescimento do PIB em 2020 fique de 2% a 2,5%, o que deve desestimular o investimento.
O discurso não é uma novidade no partido, em agosto o PT já esboçava uma proposta nessa linha.
“Ainda que a atual equipe econômica possa produzir melhoras pontuais nas expectativas empresariais e alguma recuperação episódica, não será capaz de construir um ciclo sustentável de investimentos e um novo modelo de desenvolvimento socialmente inclusivo”, diz trecho do Plano Emergencial de Recuperação de Emprego e Renda, lançado pelo diretório nacional petista