Após a finalização da segunda etapa de vacinação, que compreende à imunização de idosos de até 60 anos, pessoas com comorbidades serão vacinadas na terceira fase em Salvador.
A nova etapa contempla pessoas, com 18 a 59 anos, que possuem comorbidades e doenças crônicas. Clique aqui e confira a lista das doenças que pertencem à esta lista.
Para alcançar este público, a Prefeitura de Salvasor lançou o site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br, voltado para pacientes atendidos em unidades particulares de saúde, residentes de Salvador. De acordo com o prefeito, cidadãos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já possuem cadastro.
O preenchimento dos dados será feito pelo médico que acompanha o paciente. O profissional de saúde deve entrar no link com os mesmos login e senha usados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e fazer o próprio cadastro.
A etapa seguinte é inserir os dados pessoais do paciente e selecionar em qual comorbidade o paciente se enquadra, conforme as definições do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação para prevenção do Sars-CoV-2 – essas diretrizes também podem ser consultadas na portaria municipal 170/2021.
Feito isso, o paciente estará cadastrado e se incluirá nos grupos com comorbidades para a imunização. Esses dados se somarão ao quantitativo de pacientes atendidos no SUS
Confira ordem de vacinação por comorbidade
A Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes das secretarias municipais e estadual de saúde, definiu a ordem de escalonamento dos grupos na Bahia, levando em conta o risco de exposição dos pacientes à Covid-19.
Os números de indivíduos de cada grupo levam em consideração apenas quem é assistido no SUS, devendo crescer mediante o cadastramento de pacientes atendidos na rede privada.
- Doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise (9.845 pessoas)
- Síndrome de Down (3.793)
- Transplantados (1.721)
- Imunossuprimidos (27.027)
- Pessoas com outras doenças renais crônicas (4 mil)
- Pneumopatias crônicas graves (212.457)
- Doenças cardiovasculares (78.270)
- Obesidade mórbida (17.051)
- Doença cerebrovascular (41.615)
- Doenças hepáticas crônicas/cirrose hepática (4.846).