Com reabertura programada para esta terça-feira (6), os shoppings centers de Salvador esperam um movimento de vendas em torno de 23% do movimento pré-pandemia. Falando ao bahia.ba, o coordenador regional da Abrasce, Edson Piaggio, destacou que este foi o balanço de janeiro e fevereiro deste ano, frente a igual período de 2020. A tendência é que o mesmo ocorra em abril.
Em números, o faturamento saiu de R$ 500 milhões mensais para em torno de R$ 400 milhões. “A tendência (para 2021) é essa. A retomada tem que ser da economia como um todo. Os shoppings não vão puxar sozinhos”, explicou.
Piaggio não espera voltar ao nível pré-pandemia este ano, já trabalhando com este cenário apenas em 2023. Nos diferentes tipos de comércio, a previsão é de alimentos e eletro-eletrônicos continuem liderando a demanda, enquanto vestuário e calçados devem ter menor procura.
Edson Piaggio ressaltou que no primeiro período de retomada durante a pandemia, de final de julho de 2020 a fevereiro de 2021, o segmento não registrou aglomerações nas lojas ou espaços comum. “A expectativa é positiva”, disse. “Estamos prontos do ponto de vista sanitário, com protocolo aprovado pelo Sírio Libanês, para oferecer segurança a lojistas, funcionários e clientes”.
A reabertura dos shoppings, centros comerciais e similares foi anunciada pela prefeitura na quinta-feira (1°). Estes estabelecimentos poderão funcionar de terça-feira a sábado, das 10h às 19hs.
Segundo o coordenador, os 30 dias fechados representaram uma perda de receita de R$ 400 milhões. A Páscoa fechada não altera significativamente o cenário, pois a demanda é concentrada no setor de chocolates e com vendagem nos supermercados. Delivery e drive-thru também impactam pouco, pois representam cerca de 30% das vendas.