A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta última quinta-feira (1/4), o pedido de uso emergencial de medicamentos biológicos contra a Covid-19. Trata-se da combinação de dois medicamentos biológicos (casirivimabe e imdevimabe) da empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticas.
Após o pedido de uso emergencial, as primeiras 72 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Segundo a agência, foram entregues pela empresa 3.626 páginas de dados e informações sobre o medicamento. No caso da ausência de alguma informação importante, a Anvisa pode solicitar ao laboratório.
A agência tem até 30 dias para fazer análise do pedido, além do processo de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas, feitas pelo órgão.
A autoridade sanitária americana, a Food and Drug Administration (FDA), já autorizou o uso dos medicamentos para casos leves e moderados da Covid-19, em dezembro do ano passado. Segundo a entidade, o uso combinado dos dois medicamentos teve resultados positivos e diminuiu as hospitalizações de pessoas que tinham alto risco de progressão da doença. Os medicamentos, no entanto, não mostraram resultados positivos para pacientes que já estão hospitalizados ou que necessitem de apoio do oxigênio.