Um cachorro, identificado como Beethoven, entrou na justiça com um pedido de R$ 30 mil de indenização por danos morais após ter sido baleado por um homem. A solicitação foi feita nesta sexta-feira (26) por um um escritório de advocacia de Brasília na Comarca de Granja, no estado do Ceará.
Na ação, o escritório relatou a Justiça Cearense que o animal foi vítima de agressão injusta e ilegal e que o cachorro sofreu abalo psíquico e físico após o ocorrido. Além da indenização, foi solicitado pela defesa de Beethoven que o autor do disparo não se aproxime do cachorro e que pague uma multa de R$ 1 mil em caso de descumprimento.
O pedido só se tornou possível após o tutor ou representante legal do animal, João Cordeiro da Silva, ter cedido aos advogados a capacidade de postular em juízo os direitos dos próprios, desde que a dupla fosse assistida.
A agressão contra o cachorro ocorreu no dia 14 do mês de março, após o animal levar um tiro na mandíbula, que acabou atingindo também o olho direito. O caso foi registrado na Polícia Militar, que prendeu o suspeito de atirar contra o pet em flagrante .
Na unidade policial, o homem confessou o crime e informou que foi mordido pelo animal após passar de motocicleta próximo a uma região onde o Beethoven estava. De acordo com a delegada, o criminoso não falou a verdade, pois no inquérito aberto não foram encontradas referências de que ele teria sido atacado.
Atualmente, Beethoven está sendo cuidado por médicos veterinários, sendo necessário o uso de colírios e compressas por, pelo menos, 15 dias. O cachorro passará por uma análise para seja feita uma avaliação se será necessário que ele se submeta a uma cirurgia para a retirada do olho atingido pelo disparo.