Pelo menos, nove internos fugiram, na tarde deste domingo (7/2), do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Os detentos eram internos do Presídio Salvador e usaram uma corda “teresa”, feita com a utilização de lençóis, para escaparem da unidade e acessarem a área externa.
Segundo informações do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), os fugitivos aproveitaram a falta de prepostos da Polícia Militar na muralha do pavilhão principal, para escalar a guarita ao lado da 2ª Cia da PMBA e entrarem pelo matagal que circunda todo o complexo.
De acordo com o Sinspeb, no Presídio de Salvador, onde ocorreu a fuga, estavam 816 presos para um efetivo plantonista de 13 policiais penais.
A entidade sindical informou, também, que as unidades prisionais baianas não dispõe de câmeras de monitoramento, bloqueadores de sinal de telefonia e o perímetro das unidades não dispõe de nenhuma barreira física que impeça a livre circulação de pessoas nas proximidades dos estabelecimentos penais.