Após diversos baianos terem inundado as redes sociais com críticas ao maior buscador da internet, o Google, o resultado principal para a pesquisa “o que é ser baiano” foi alterado nesta segunda-feira (25).
Até este domingo, quem jogava o termo no site encontrava como resultado principal a definição extremamente maldosa que havia sido publicada pelo site de um dicionário alternativo.
Segundo o Dicionário Informal, a definição de baiano é pessoa brega, que gosta de chamar atenção de forma estranha.
Agora, quem faz a mesma busca no Google encontra como resultado principal um trecho do artigo “Identidade social baiana: ser baiano na concepção de universitários”, produzido pela professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Elza Maria Techio, e as então alunas Poliana Neres Costa, Talita de Almeida Moreira, Nubia da Hora, e publicado na Revista Brasileira de Psicologia em 2015:
“Ganha destaque a representação de que ser baiano é uma questão de origem, de pertencimento e de identidade territorial sujeita ao lugar de nascimento, bem como a existência de estereótipos socialmente compartilhados de que o baiano é um povo sociável, alegre, festeiro, respeitador da diversidade racial e cultural”.
Para conferir a alteração do buscador, clique aqui. Para conferir o artigo usado na nova definição para “o que é ser baiano”, clique aqui.