Vouchers com descontos para viagens de Uber serão oferecidos para os estudantes de Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna que vão para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, marcado para o domingo (17/1).
A ação é da Faculdade Unime. De acordo com a empresa, a ideia é oferecer segurança e saúde dos candidatos, para que eles evitem usar o transporte público por conta da pandemia de Covid-19. O projeto conta com quantidade limitada de cupons.
Para garantir o voucher, os candidatos deverão se cadastrar no site. O código de desconto poderá ser utilizado entre às 9h e 21h do dia 17 e será enviado via SMS ou e-mail. O desconto é exclusivo para os candidatos que irão prestar o Enem.
POLÊMICA
A realização presencial do Enem não agradou estudantes e autoridades. Na terça-feira (12/1), o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas defendeu o adiamento “diante do iminente início do processo de vacinação da população brasileira”.
A ideia de Vilas-Boas não é bem aceita pelo Governo Federal. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que as datas do exame serão mantidas e que apenas “uma minoria barulhenta” deseja o adiamento das provas.
Houve, ainda, uma tentativa de judicializar o processo. A 12º Vara Cível Federal de São Paulo, porém, negou o pedido para novo adiamento do exame. A decisão, da juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, ocorreu também na terça-feira (12/1). Na semana passada, a Defensoria Pública da União havia entrado com recurso no Tribunal Regional Federal da 3º (TRF3), pedindo o adiamento, por causa do risco de contágio da Covid-19.