Quer castrar seu animal de estimação? Saiba como funciona o serviço gratuito em Salvador

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

O serviço gratuito de castração de cães e gatos, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue em funcionamento em dois pontos da cidade – na sede da Guarda Municipal, em Fazenda Grande do Retiro, até o fim de dezembro e na unidade administrativa da Prefeitura-Bairro, em Itapuã, até o dia 29 de janeiro do próximo ano.

Em ambos locais, os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 13h. As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento. dipa@gmail.com. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Além disso, os procedimentos podem ser realizados nas Unidades de Saúde Básica.

Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

 

VEJA MAIS

  • Codevasf abre concurso público com remuneração de até R$ 8.168

  • Caixa inicia pagamento do último ciclo do auxílio emergencial; veja como funciona

  • JBS, dona da marca Seara, abre 1,4 mil vagas de emprego; há oportunidades na Bahia

  • Time feminino do Bahia vence o Fortaleza e sobre para a primeira divisão

Para o veterinário da Unidade Móvel de Castração, Augusto Angelim, o serviço é importante para o controle da população de caninos e felinos. “A condição de controle é estabelecida para evitar a proliferação de animais nas vias urbanas, tanto para a integridade física dos animais, como para a proteção da saúde humana. Os animais errantes, por exemplo, por causa deste descontrole podem transmitir doenças, como raiva e acidentes por mordedura. Por isso, é tão importante a castração e a vacinação antirrábica. A castração previne várias doenças, como câncer, piometra e torção nos testículos. Pelo bem estar dos animais e da população, sempre orientamos que a cirurgia de castração seja feita o mais precoce possível”.

O projeto já  contabilizou cerca de 40 mil castrações e 35 bairros beneficiados, desde março de 2013.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *