Um lote com pelo menos 600 litros de insumos para a produção da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chines em parceria com o Instituto Butantan, chegou ao Brasil nesta quinta-feira (3/12).
Carga, que servirá para a produção de 1 milhão de doses, foi recepcionada pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB). acompanhado do secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, Dória afirmou que o sentimento é de esperança, com a chegada do material que poderá salvar vidas brasileiras.
“Estou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, recebendo nova carga de insumos da Coronavac para produção de 1 milhão de doses da vacina do Butantan. Agora já temos 1 milhão e 120 mil doses da vacina em solo brasileiro para salvar vidas. Sentimento de esperança na luta pela vida”, escreveu o governador nas redes sociais.
Cerca de 120 mil doses da CoronaVac chegaram a São Paulo no mês passado. Até o fim do ano chegarão mais de 46 milhões de doses. No acordo com a Sinovac, seis milhões estarão prontas para a aplicação e outros quarenta milhões que serão fabricadas pelo Instituto Butantan a partir de matéria-prima encaminhada pela farmacêutica chinesa.
Conforme informou o Governo do Estado, as doses da vacina devem ser armazenadas em temperaturas entre 2ºC a 8ºC. O processo de envasamento pelo Instituto Butantan em frascos multidoses deve levar até sete dias.