O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), revelou, na manhã desta terça-feira (20/10), que ainda esta semana irá se reunir com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para definir um cronograma de retorno das aulas.
Segundo o democrata, equipes de saúde do município e o do governo estão trabalhando em conjunto. “Então, como vem acontecendo em todo plano de retomada, vamos ver um cronograma de retorno, quando as duas equipes técnicas tiverem um decisão em comum”, ressaltou Neto. As aulas na capital baiana e no estado estão suspensas desde o dia 18 de março. Para o gestor municipal, o grande desafio será “recuperar o déficit educacional”.
“Chegamos agora nessa fase complexa: de como e quando podemos voltar às aulas. No setor público, temos a questão do déficit educacional, nós tentamos atenuar com algumas ações: doação de cestas básicas, isso tem ajudado muitas famílias a passar por esse momento. Eu lamento que ainda não exista uma política nacional, com o objetivo de construir um caminho em comum, espero que o grande prejudicado não seja nosso jovem”.
“Nós estamos com todos nossos protocolos definidos, critérios definidos para que quando se possa retornar, possa assegurar às crianças toda segurança possível para aprendizagem. Nós corremos para distribuição de chips, aulas em canais abertos, mas sabemos que o ensino à distância não é o mesmo. Vamos ter que recuperar o tempo perdido. Daí os desafios desse final de 2020 e início de 2021: pensar como será a educação!”, pontuou.