Central de atendimento do SAMU chega a receber 400 trotes por dia

REGIÃO METROPOLITANA

Trotes com serviços do Samu chegam a cerca de 400 por dia e esse é um dos principais problemas enfrentados pelo sistema de atendimento 192 em salvador. De acordo com o coordenador do serviço Ivan Paiva, a prefeitura já exerce ações de educação em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, mas os pais também precisam verificar para onde seus filhos estão ligando diariamente.

“O trote é um grande problema, mas a Defesa Civil e até a Polícia Militar também recebem .Não conheço ninguém preso por trote. Soube de um caso em Feira de Santana onde descobriram o culpado e a justiça botou para prestar serviços de lavar as ambulâncias. Geralmente são crianças que passam . Como estratégias temos um serviço de ir até as escolas da Rede Pública e explicar a importância do Samu. A gente procura explicar que se fosse um vovô ou um papai deles que precisasse da ambulância e ela estivesse ocupada com um trote, ficariam tristes.Acredito que além disso , os pais poderiam nos ajudar e verificar não só os sites para os quais os filhos acessam mas incluir para quem ligam. Se tiver Samu tem que explicar que não pode”, alerta Ivan.

Ivan ainda lembra que uma pessoa com transtorno certa vez chegava a ligar 600 vezes no mesmo dia e chegou a ligar 20 mil vezes, em três meses. Ocaso foi encaminhado ao ministério público e resolvido com a advogada da pessoa.

Mas outro problema enfrentado são os horários críticos de trânsito Às sete horas da manhã com a saída para deixar os filhos nas escolas e de ir ao trabalho, “temos dois momentos críticos que interferem no atendimento . Das 7horas até 18 horas pelo volume maior de congestionamento e horário diurno. A noite é mais fluído facilita deslocamento.”

Ivan também alerta que para a ambulância chegar a tempo de socorro a pessoa precisa informar o local certo da residência com número, rua e ponto de referência. As informações precisam ser precisas, em como descrever o quadro, falta percepção real da função do serviço. Algumas pessoas confundem com serviço de transporte. Confundem atendimento com nós levarmos de ambulância porque estão sem dinheiro. Outras relatam um caso muito sério e quando a ambulância chega não é nada demais.”

Quando uma pessoa liga para pedir a ambulância servir como transporte ou atender um paciente sem grandes problemas, Ivan explica “ deixamos de atender muitas vezes a ocorrência de um infarto imediatamente ou um acidente de moto. “

Em salvador atualmente são 41 ambulâncias do Samu espalhadas em vários pontos estratégicos da cidade. Como é uma cidade ampla e tem praticamente 700 km² os recursos precisam estar disponíveis “ em seis anos foram construídas nove (9) Upas e o hospital municipal . Isso desafogou as emergências, mas ainda temos que muitas vezes deslocar uma ambulância , de um local para outro. Porém em média nosso tempo de atendimento é de cerca de 10 à 15 minutos. E se recebemos um chamado nós iremos chegar. Mas dependendo do horário, da situação poderemos levar uma hora. Existem os casos de atendimento vermelho, verde e amarelo. Os vermelhos em prioridade. São pacientes com risco devida. Achar uma UTI para colocar um paciente às vezes demora apesar de todos os recursos disponíveis.” , explica Ivan.

Ivan recorda de uma vez, que um paciente morador de rua ficou 40 horas a espera de uma UTI ,“ele ficou entubado na ambulância por cerca de 40 horas. Um paciente portador de HIV. Hoje tempos mais opções como o Hospital Municipal.

adm

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