A cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), cancelou a realização neste ano do tradicional desfile do Sete de Setembro do município, para evitar aglomerações de militares e civis na cerimônia, em meio ao enfrentamento a pandemia do coronavírus. Com o resgate dessa tradição há três anos, valorizando a data magna do país, a população já ansiava por mais este desfile que vinha crescendo em participação popular e de investimentos.
Em 2017 os candeenses tiveram o retorno da parada da Independência com a participação dos alunos das redes públicas e privadas do município, demonstrando que este seria um dos maiores desfiles já organizado pela cidade. Tudo foi pensado para trazer conforto, comodidade e segurança ao público, como arquibancadas com acessibilidades para portadores de necessidades especiais entre outros. Com o sucesso do ano anterior, em 2018 a expectativa não foi diferente e o resgate das fanfarras que já havia sido reiniciado deixou os munícipes ainda mais satisfeitos.
O desfile fez ressurgir uma antiga paixão dos moradores apaixonados por músicas, as bandas marciais e fanfarras do município foram totalmente revitalizadas, após anos de espera. Os componentes receberam uniformes e instrumentos musicais de qualidade que tornou ainda mais espetacular as comemorações cívicas de 2019. Diante da grande participação popular pela primeira vez o desfile saiu do seu tradicional circuito, na Praça Dr. Gualberto, e foi para a Central de Abastecimento, que possibilitou ao público uma melhor visão dos pelotões, mais arquibancadas e mais organização.
Como relata a dona de casa, Ana Cecília, 45 anos, moradora do Centro. “Deu gosto de ver o resgate do desfile que há muitos anos vinha acontecendo de forma desorganizada e sem brilho. O ano passado a comemoração foi muito linda, me emocionei várias vezes. É uma pena que este ano não teremos desfile, mas entendo perfeitamente a situação”, comenta Ana.
No novo circuito foi colocada seis arquibancadas, com capacidade para 300 pessoas cada, além de ter instalado disciplinadores em toda extensão do espaço. De acordo com a Polícia Militar participaram do evento mais de 10 mil pessoas. O desfile cívico em alusão as comemorações do 7 de Setembro, também foi implantado no Distrito de Passé. Hoje foi realizado apenas o ato cívico do hasteamento da Bandeira Nacional às 08h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, com a presença do prefeito Dr Pitagoras Ibiapina, o Major da 10ª CIA, Major Washington Eurico, e os vereadores, Gil Soares, Rita Loira e Adailton Sales e secretários.