O prefeito ACM Neto (DEM) autorizou a abertura dos shoppings de Salvador nos domingos e feriados a partir desta segunda-feira (7). Contudo, muitas lojas permanecerão fechadas, pelo menos neste feriado de Sete de Setembro, pois, para que os funcionários possam trabalhar em datas comemorativas tem que haver um acordo coletivo entre os representantes dos trabalhadores e dos lojistas e, por conta do prazo curto, foi inviável firmar um tratado.
O Sindicato dos Comerciários, entidade de classe dos trabalhadores do comércio, irá fiscalizar o funcionamento das lojas nesta segunda-feira (7). O estabelecimento que colocar os funcionários para trabalhar na data arcará com uma multa de R$ 1 mil reais por trabalhador em serviço.
Renato Ezequiel, presidente do Sindicato dos Comerciários, contou: “Iniciamos uma conversa sobre um acordo geral para os feriados com Sindicato dos Lojistas, que acenou com algo, mas recuou. Estamos abertos ao diálogo. As empresas que não possuem acordo e vierem a abrir vão ser multadas”.
Por terem assinado acordos individuais com o sindicato dos comerciários, 16 empresas poderão abrir suas lojas na capital baiana. São elas: C&A, Riachuelo, Centauro, Renner, Marisa, Camicado, Casas Bahia, Ponto Frio, Petz, Fast Shop, Lojas Leader, Starlife, Real Moto Peças, Aton Engenharia, Polo Wear e Estok Comércio e Representações.
“Estamos em contato com outras empresas para novos entendimentos. Que o Sindilojas avance no sentido da assinatura da Convenção Coletiva de todo o setor”, disse o presidente do Sindicato dos Comerciários.
Paulo Motta, presidente do Sindilojas, disse que está aberto às negociações de um acordo com a entidade dos trabalhadores, contudo ainda não houve tempo hábil para firmar um tratado. Sendo assim, cerca de 12 mil lojas da cidade devem fechar suas portas no Sete de Setembro.