Vixe: Marinha emite alerta de ventos fortes e ondas gigantes provocadas por frente fria histórica

REGIÃO METROPOLITANA

A Marinha do Brasil emitiu um alerta sinalizando para a chegada de uma frente fria que poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa do litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Caravelas. O fato pode acontecer entre esta sexta-feira (21/8) e o sábado (22/8).

Além disso, o evento meteorológico, em conjunto com o sistema de alta pressão pós-frontal, favorecerá a ocorrência de agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3,5 metros de altura, entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao Sul de Caravelas.

Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3,0 metros de altura, na faixa do litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao Sul de Linhares.  Essa a grande massa de ar frio vai derrubar as temperaturas na maior parte dos estados como por exemplo a região da serra gaúcha que na noite desta quinta-feira (20/8) obteve temperaturas de -7°C. Neve pode ser observada em algumas cidades da região.

Moradores de Bom Jardim da Serra e São Joaquim usaram as redes sociais para comemorar a  os flocos avistados em São Francisco de Paula e Riozinho e “chuva congelada”  em mais de 15 cidades,  Caxias do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves. . É possível que haja congelamento da água em canos e que se forme lâminas de gelo sobre poças d´água, segundo os meteorologistas.

 

 

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *