Governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou a imprensa que irá assinar e enviar um documento para Embaixada russa para que a Bahia e o Nordeste possam participar da fase de testes da vacina da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O petista afirmou, nesta sexta-feira (14), que o mesmo processo já foi realizado com a Embaixada chinesa para testes das vacinas.
“O que nós estamos fazendo é não colocar todos os ovos numa cesta só […] nós vamos assinar, hoje, e enviar o documento assinado para Embaixada russa, nós já enviamos o documento para Embaixada chinesa. Estamos falando de duas vacinas chinesas e uma russa”, afirmou o governador.
Rui destacou que o processo de pesquisa e produção de uma vacina é extremamente rígido e todas etapas de produção são acompanhadas por órgãos nacionais e internacionais.
O petista ressaltou que quando é dito que a vacina será testada na população, algumas pessoas imaginam que será testada na população inteira, mas que na verdade, “existem critérios” e a testagem ocorrem em “pessoas voluntárias em um número pequeno”.
“A Bahia quer, não só a Bahia, estamos falando do Nordeste pelo Consórcio Nordeste, fazer um intercâmbio científico de pesquisas com nossos pesquisadores e universidades. Isolado e sozinho, ninguém produz conhecimento. Segunda coisa, é se colocar na linha de frente entre os estados e as regiões do país que estão em contato com quem está desenvolvendo. Para quando a pesquisa for aprovada, for homologada, a gente já tenha discutido previamente acesso e condições de acesso, o que nós já estamos fazendo. Estamos discutindo condição de acesso a vacina se ela for confirmada, espero que seja […] Nós estamos negociando previamente, se aprovado for, a forma como vamos ter acesso e, eventualmente, a forma de distribuição disso no país e um eventual compartilhamento de tecnologia”, afirmou Rui.
O governador evitou comentar sobre qual vacina será a primeira a demonstrar resultados na imunização e ressaltou que o momento é de “corrida no mundo inteiro pela vacina”.
“Vamos ver quem vai conseguir entregar a vacina primeiro. Uma coisa é anunciar e outra é ter a vacina disponível. Como governador, eu tenho que buscar desenvolver a ciência e facilitar e criar relacionamento com que está desenvolvendo a vacina. Isso nós estamos fazendo”, declarou.
Coronavírus na Bahia
De acordo com dados do boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab), a Bahia contabiliza 210.993 casos confirmados do novo coronavírus e 4.271 óbitos.
Em relação ao boletim divulgado na quinta-feira (13), o estado registrou 4.038 novos casos e 69 novos óbitos, que ocorreram em diversas datas [veja na tabela abaixo divulgada pela Sesab].