Prefeito ACM Neto anuncia reabertura de shoppings e igrejas; 1ª fase de retomada começa na sexta

REGIÃO METROPOLITANA SAÚDE

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), assinou o decreto que permite a abertura de shoppings, lojas maiores de 200 m² e templos religiosos em uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (23/7). A assinatura cancela o decreto anterior, que impedia o funcionamento desses locais, e autoriza, ainda, a volta de 80% das frotas de ônibus.

A medida, que faz parte da primeira fase de retomada da economia, começa a valer na sexta-feira (23/7). Neto ressaltou que estava trazendo boas notícias, já que a retomada significa que a ocupação de UTIs ficou menor que 75% por pelo menos cinco dias. No momento da assinatura, a taxa estava em torno de 73%.

“A regra é clara: se passar de 80% tem que fechar de novo. Eu não quero nem pensar nisso, não quero nem cogitar a hipótese”, salientou. Caso a ocupação atinja esse nível, o decreto será revogado.

O prefeito ainda disse que não faltou atendimento hospitalar para as vítimas da Covid-19 em Salvador e que os enterros “em vala aberta”, como vistos em outras cidades, também não aconteceram na capital baiana.

REGRAS

A fiscalização dos estabelecimentos, para saber se estão cumprindo todas as recomendações de segurança, também começa nesta sexta (24/7). Os shopping poderão funcionar apenas de segunda a sabado, entre 12h e 20h, com uma pessoa a cada 9 m². Apenas metade dos estacionamentos dessas estruturas estarão disponíveis e a praça de alimentação continuará fechada, servindo apenas como delivery ou “take away”, quando o cliente pega a comida e consome em casa.

O comércio de rua também funcionará de segunda à sabádo, mas apenas de 10 às 16h, também obedecendo a regra de uma pessoa a cada 9 m². Tanto na entrada dessas lojas quando dos shoppings um funcionário deverá medir a temperatura de todos os clientes e, caso a temperatura seja superior a 37º, a pessoa será impedida de entrar no estabeleciomento e será encaminhada ao posto de saúde mais próximo para fazer o teste rápido.

Para os templos religiosos, o prefeito informou que poderão funcionar com 20% da capacidade total de pessoas no local. Os salões de beleza e barbearias que funcionam dentro dos shoppings so poderão abrir na 2ª fase da retomada e a volta às aulas está prevista apenas na 3ª fase, ambas sem previsão de datas para ocorrer.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *