A partir desta quinta-feira (28/5), duas vias do bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estão fechadas. A medida adotada pela Prefeitura é para ampliar o isolamento social, necessário nesse período de quarentena, por conta da pandemia da Covid-19.
As ruas Carlos Gomes e Ambrósio Calmon, ambas no trecho entre a Rua das Pedrinhas até o Mercado Municipal estão interditadas pela Transalvador. Somente moradores têm acesso às vias, mediante comprovação.
Além das interdições viárias, está suspensa a realização de qualquer atividade econômica, formal e informal, no bairro, só sendo permitido o funcionamento daquelas consideradas essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery, sem retirada no local, além de serviços de saúde.
Há, ainda, ações de proteção à vida que envolvem distribuição de máscaras, realização de testes rápidos, medição de temperatura, doação de cestas básicas para feirantes e ambulantes (que existem em grande quantidade na localidade), higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, apoio a instituições que atendam idosos, crianças e pessoas com deficiência e Cras Itinerante.
Todas essas iniciativas valem inicialmente por sete dias, podendo ser prorrogadas. Atualmente, outros sete bairros de Salvador passam pelas mesmas medidas regionalizadas e ações de proteção à vida. São eles: Plataforma, Lobato, Brotas, Liberdade, Cosme de Farias, Massaranduba e Uruguai.