Os dados das medidas adotadas pela prefeitura de Salvador nos bairros que tiveram endurecimento do isolamento social, Plataforma, Pituba, Nazaré e Boca do Rio, foram apresentados nesta quinta-feira (14) pelo chefe do executivo, ACM Neto.
Foram realizados a aferição de temperatura em 4.979 pessoas, distribuídas mais de 16,5 mil máscaras à população, além de 242 cestas básicas entregues a ambulantes e feirantes impossibilitados de trabalhar durante a quarentena.
Segundo o prefeito, mais de 70 ruas nestes bairros foram higienizadas e foi realizada também a desinfecção de equipamentos em relação ao Aedes Aegpty, mosquito causados da dengue, zika e chikungunha.
Foram aferidas ainda a temperatura de 7.688 pessoas que estavam em filas de agências da Caixa Econômica. Segundo Neto, em todas as filas houve o ordenamento e distanciamento dos usuários.
Os resultados dos 803 testes rápidos para o coronavírus, segundo o prefeito, comprova a necessidade das medidas: foram 51 resultados positivos confirmados, a maioria em Plataforma, onde foram 49% dos casos (25). Em Nazaré foram 13 casos, que representam 25% do total, em seguida vem a Pituba, que teve 9 casos, 18% do total, e Boca do Rio teve 4 casos, 8% do total.
“Essa medida que nós adotamos, de ações mais restritivas em relação ao enfrentamento ao coronavírus nessas áreas foram muito adequadas. Está comprovado, pelos resultados destes testes, que era preciso a prefeitura tomar essa decisão. Todas as decisões foram tomadas a partir da análise de dados e quando a gente vai nessas áreas, que aplica uma quantidade ainda liimtada de testes vem a confirmação imediata dessa preocupação nossa”, afirmou Neto.
As medidas restritivas são válidas desde esta segunda-feira (11) (na Pituba desde esta quarta-feira (13)) e são válidas por 7 dias, podendo ser prorrogadas.