O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse nesta quinta-feira (14) que avaliará a possibilidade de flexibilizar algumas restrições implementadas para conter o avanço do novo coronavírus na capital. Os respectivos decretos, que impõem a proibição de todas as atividades não essenciais durante a pandemia, expiram na próxima segunda (18), quando o chefe do Executivo deverá anunciar a prorrogação de parte das medidas.
“Nós estamos avaliando tudo isso, inclusive a avaliação agora não é apenas daqueles que valem para a cidade toda, mas também daquelas medidas setoriais que adotamos em cada bairro de Salvador. Domingo à noite nós vamos fazer uma reunião de fechamento com a nossa equipe de trabalho. Na segunda-feira pela manhã, farei uma outra entrevista coletiva para informar uma eventual prorrogação desses decretos, o que se mantém suspenso o ou se dá pra abrir alguma coisa”, declarou o prefeito em coletiva virtual de sua casa, onde aguarda o resultado de testes para Covid-19.
A depender dos dados epidemiológicos a serem verificados na Pituba, Centro, Boca do Rio e Plataforma —áreas em que gestão municipal adotou bloqueios mais severos diante da expressiva disseminação da doença—, ACM Neto disse não descartar estender as ações para outros bairros.