O Papa Francisco deve receber alta médica neste domingo (23), de acordo com informações dos médicos que acompanham o pontífice no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde o dia 14 de fevereiro.
Segundo informações do Vatican News divulgadas neste sábado (22), Francisco, de 88 anos, seguirá para a Casa Santa Marta, no Vaticano, onde continuará sua recuperação. Os médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone, a liberação é uma “alta protegida”, o que significa que a recuperação exigirá fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio e acompanhamento médico. A voz do Pontífice deverá retornar gradualmente, conforme esperado nesses casos.
O religioso foi internado com um quadro de insuficiência pulmonar aguda causada por uma infecção, evoluindo para uma pneumonia bilateral severa, o que demandou um tratamento específico. Durante a internação, os médicos recordaram os dois episódios considerados “muito críticos”, nos quais o Santo Padre esteve em perigo de morte, mas nunca foi entubado.
Nas últimas duas semanas, a condição clínica do Papa tem se mantido estável e os médicos recomendaram a continuidade do tratamento medicamentoso. Além disso, foi orientado um período de repouso em convalescença por pelo menos dois meses.