Por Iumara Rodrigues
A tradicional lavagem do Bonfim, festa popular religiosa que celebra Oxalá e Senhor do Bonfim, aconteceu na tarde desta quinta(16), em Salvador. Como ocorre todos os anos, após a parte sagrada com cortejo, baianas, bênçãos e sincretismo, a parte profana toma conta do circuito com festas privadas comandadas por grandes atrações locais e nacionais. Uma das mais concorridas foi a Bom Fim de Festa – realização de Iris Produções – que reuniu o som de Sambaiana, Jau e Filhos de Jorge.
A primeira atração da festa foi o grupo Sambaiana, liderado pela cantora Ju Moraes, que embalou o público com o melhor do samba e da música brasileira. Depois foi a vez de Jau, cantor e compositor, dono de uma voz marcante e repertório de qualidade. Com um look todo branco, o artista agitou a multidão como sempre. A noite foi encerrada com a musicalidade impecável da banda Filhos de Jorge, que botou todo o mundo para dançar com os sucessos da carreira.
Todos os artistas entoram clássicos do axé music, gênero que projetou a música baiana para o mundo e que completa quatro décadas este ano.
Senhor do Bonfim: Festa e Lavagem
A festa do Senhor do Bonfim é sempre no segundo domingo depois do dia 6 de janeiro, que é o dia de Reis. E a lavagem acontece na quinta-feira anterior ao domingo da festa. Em 2025, o dia da festa do Bonfim será 19, e a lavagem, no dia 16 de janeiro.