O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) recebeu duas denúncias de dois acidentes com operários chineses que atuam na obra da empresa Build Your Dreams (BYD), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Um dos trabalhadores teve um dedo amputado e o outro sofreu uma fratura na perna.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Camaçari (Sindticcc) relatou dois acidentes ocorridos nos dias 1º e 2 de dezembro, com trabalhadores terceirizados da montadora, que foram hospitalizados no Hospital Santa Helena. O sindicato não detalhou as circunstâncias dos incidentes, mas informou que os operários estavam envolvidos nas obras prediais da empresa.
Em nota, a BYD confirmou que os dois trabalhadores acidentados são de empresas terceirizadas responsáveis pela construção da fábrica. A montadora informou que eles foram atendidos no local e encaminhados para uma unidade de saúde, onde recebem cuidados. A empresa também afirmou que está monitorando a recuperação dos funcionários e abriu uma sindicância para investigar as causas e responsabilidades dos incidentes.
Em entrevista ao g1, o MPT-BA confirmou ter recebido uma notificação do sindicato e disse que vai avaliar a situação. O órgão também instaurou um inquérito para investigar as condições de trabalho nas obras de construção da fábrica.
De acordo com uma reportagem da Agência Pública os trabalhadores chineses de empresas terceirizadas estariam sendo submetidos a jornadas de até 12 horas diárias, sem folga semanal e sem acesso à água potável. Há relatos de agressões físicas por parte de superiores, incluindo chutes.