Uma bebê brasileira de apenas um ano morreu durante um ataque de Israel em Beirute, no Líbano, no último sábado (2/11). A informação, contudo, foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores na tarde desta segunda-feira (4/11). A pequena Fatima Abbas foi a terceira vítima – e criança – brasileira morta no conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Segundo o avô paterno da vítima, Ali Abbas, o filho, a nora e a neta aguardavam repatriação da família para o Brasil. Todos foram feridos por estilhaço, mas Fatima não resistiu.
“Minha neta estava na cadeirinha, no banco de trás, meu filho com a esposa estavam na frente e aconteceu o bombardeio. Ai veio um pedaço daquele míssil na barriga da minha neta. Eles correram para o hospital e fizeram cirurgia, mas estava sangrando muito. Deram 48 horas para ver se parava o sangramento. Mas ela não resistiu”, relatou Abbas ao G1.
Por meio de nota, o Itamaraty disse que tomou conhecimento da morte da criança “com grande pesar e consternação” e voltou a condenar os ataques israelenses no Líbano.
Confira a íntegra da nota:
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar e consternação, da morte, em Beirute, de bebê brasileira de um ano de idade, Fatima Abbas, vítima de ataque israelense em 2/11 no subúrbio de Hadeth, ao sul da capital libanesa.
O conflito no Líbano já resultou na morte confirmada de um total de três brasileiros, todos menores de idade e todos vitimados por ataques israelenses.
Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades.”