A compra de passagens de aviação utilizando o empréstimo por meio do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como forma de pagamento passa a ser autorizada pelas companhias aéreas Gol e Azul. A ação é uma parceria entre as empresas e o banco digital Digio, do Bradesco.
A utilização do recurso foi iniciada em junho deste ano pela Azul. De acordo com a empresa, o saldo do FGTS pode ser usado diretamente no aplicativo da companhia. Por se tratar de um empréstimo, especialistas alertam para o risco de endividamento. O valor disponível na conta do FGTS deve ser superior a R$ 300, e a compra deve ser realizada com antecedência mínima de quatro dias da data da viagem.
“Para utilizar essa forma de pagamento, o cliente precisa aderir à modalidade saque-aniversário por meio do aplicativo do FGTS provido pela Caixa Econômica Federal. No mesmo aplicativo, ele deverá autorizar o Banco Digio, que é o intermediário financeiro da parceria, a acessar as informações de saldo”, afirma a companhia.
Após esse processo, a solicitação de pagamento será avaliada e autorizada pela Caixa mediante consulta. No caso da Gol, que anunciou a medida nesta semana, os clientes da companhia com saldo no FGTS podem antecipar até dez anos do benefício para adquirir as passagens aéreas, por meio de um empréstimo.