No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais adoradas do planeta, a segunda mais consumida, atrás apenas da água. No Brasil a história começou no século XVIII, quando as primeiras mudas foram trazidas da África e cultivadas pela primeira vez no Pará, em 1727. Hoje o país se destaca como um dos maiores produtores e consumidores de café no mundo, com estimativa de 58,81 milhões de sacas na safra de 2024, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).E o Centro Histórico de Salvador tem uma cafeteria especial que oferece uma variedade formas de tomar um bom café. É a Tropicália Gelato e Caffé, que utiliza o Café Orfeu, o mais premiado café brasileiro. Confira como se pode celebrar o Dia Mundial do Café com as opções do Tropicália Gelato e Caffé, fica na Rua da Misericórdia, 7, entre a Prefeitura e a Praça da Sé, bem em frente à igreja/museu da Misericórdia.
Caffé Espresso – Grãos selecionados do melhor café brasileiro, torra clássica, expressando força e personalidade no sabor e proporcionando um creme denso e persistente que mantem os aromas e sabores próprios do grão. Servido em modalidade “padrão” (meia xicara de café, 45/50 ml.), “longo” (xicara completa, 70 ml.) “ristretto” (um dedinho, 30/35 ml.).
Caffé Macchiato (literalmente “manchado”) – Café expresso padrão, com acréscimo de leite espumado.
Caffé Espresso duplo: – Para os amantes da intensidade do expresso, porém em quantidade dobrada. É um shot duplo em xícara de 130 ml, também nas modalidades padrao (70 ml neste caso) e longo (130 ml).
Café Coado – Café moído na hora, com granulomeria maior que a do expresso para permitir a correta passagem da água pelo filtro de tecido. Utilizamos o mesmo café do expresso, porém com uma torra mais forte que proporciona um sabor excelente em uma quantidade maior de produto final (xícara de chá / cappuccino de 130 ml).
Prensa Francesa – Mesmo café de torra intensa do coado, porém ainda mais grossa, com possibilidade para o cliente de determinar o tempo de infusão seguindo o seu próprio gosto, extraindo do café aromas e sabores diferentes.
Cappuccino Italiano – Duplo shot de café expresso (expresso duplo padrão em xícara de 130ml) com leite espumado. A origem do nome é controversa, mas ela é com certeza atrelada a associação da imagem da cor que um “cappuccino” bem feito tem com, o “capuz” de várias ordens de frades, que têm uma cor marrom externamente e um forro branco internamente. Além disso, a espuma bem montada lembra facilmente a forma pontuda deste “capuz”.
Cappuccino Bahia – Como o tradicional cappuccino italiano, porém com cacau em pó e canela, aumentando o fator aromático deste produto. Uma homenagem ao gosto e paladar baiano que privilegia sabores intensos e marcantes.
Capuccino Nutella e Cappuccino Doce de Leite – Variantes que agregam estes produtos nas xícaras, trazendo o delicioso sabor e a cremosidade do Doce de Leite ou a inconfundível experiência do creme de chocolate com avelã característica da Nutella.
Caffe Basilico – Mistura equilibrada de café expresso, gelato de creme de baunilha e manjericão (“basilico” em italiano). Com o sabor marcante e um frescor surpreendente da cremosidade do nosso gelato !!!
Caffé Rocket – Expresso com geleia de pimenta, chocolate meio amargo, leite espumado. O sabor com leve ardência refrescante.
Affogato al Caffé – Gelato servido em taça, com acréscimo a gosto do cliente, do café expresso servido à parte em uma mini jarra de cerâmica, o que potencializa o gelato e fornece uma mistura que traz um expresso suavizado e aromatizado com sabor do gelato escolhido ( clássicos: baunilha, coco, alfajor e chocolate).
Local: Tropicália Gelato e Caffé
Endereço: na Rua da Misericórdia, 7