Na manhã deste sábado (7/9), o presidente Lula (PT) deu início às celebrações do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com o slogan “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo,” o segundo 7 de Setembro sob o atual governo reafirma uma mensagem de respeito às instituições e repúdio ao extremismo. Este ano, a celebração também carrega um tom político significativo.
O Palácio do Planalto fez questão de assegurar a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de críticas por parte de bolsonaristas e do empresário Elon Musk, após a suspensão da rede social X. No meio político, o convite foi interpretado como um gesto de apoio ao ministro.
Entretanto, a concentração de membros do governo na tribuna de honra ocorre em meio ao desconforto provocado pela demissão do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, na sexta-feira (6), após acusações de assédio sexual. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.