Na foto, José Manuel, CEO Emana Pay e vice-presidente de Novos Negócios da Natura
Desde seu lançamento em 2021, o Emana Pay, plataforma de serviços financeiros da Natura, tem se destacado como uma ferramenta feita sob medida para as Consultoras de Beleza da marca. Concebido como parte da estratégia de ecossistema da companhia de cosméticos, o Emana Pay foi criado para fortalecer a proposta de valor da empresa ao mesmo tempo em que proporciona novas oportunidades de receita para a rede e para a companhia.
A plataforma oferece uma série de serviços financeiros, como acesso facilitado a crédito, ferramentas que permitem parcelamento e pagamento por aproximação, além de um programa de educação financeira. Essa combinação tem se mostrado eficaz para melhorar significativamente a vida das consultoras, permitindo que elas aumentem a renda e gerenciem as finanças de forma mais eficiente, contribuindo para o bem-estar e estabilidade financeira. A ferramenta também foi implementada em 100% das lojas próprias da Natura no Brasil e já atende 60% das franquias (pontos comerciais administrados por Consultoras de Beleza).
“O Emana Pay não é apenas uma plataforma de serviços financeiros, mas um forte alicerce no ecossistema da Natura. Ao proporcionar mais renda, crédito e ferramentas financeiras às consultoras, a plataforma fortalece a relação entre a empresa e sua rede, ao mesmo tempo em que cria um novo fluxo de receita para a companhia”, explica José Manuel, CEO de Emana Pay e vice-presidente de novos negócios da Natura.
Os números comprovam o sucesso da iniciativa. Com cerca de 920 mil contas e 89% de taxa de aprovação entre os usuários, a plataforma registrou um crescimento substancial nesses três anos. A receita bruta aumentou 87% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. O crédito originado foi de R$ 265 milhões, tornando-se o principal banco emissor para os canais de vendas da Natura, melhorando a oferta de crédito às consultoras, reduzindo taxas de inadimplência e otimizando a alocação de capital.
Um dos fatores que mais contribuiu para esse crescimento foi o aumento do uso de ferramentas de meios de recebíveis eletrônicos, como link de pagamento e tap to phone (tecnologia em aplicativo que permite a aceitação de transações de cartão de crédito por meio do aparelho de celular). As vendas das consultoras que usam Emana Pay tendem a ter um valor médio 20% superior em comparação àquelas que preferem outros métodos de pagamento. Além disso, pouco mais de 80% das contas apresentam evolução constante na receita. “Com a possibilidade de oferecer parcelamento e crédito aos clientes, milhares de pessoas da nossa rede conseguiram captar mais consumidores e aumentar suas vendas, o que, por sua vez, impulsionou o fluxo de caixa. Ficamos muito satisfeitos em reconhecer que Emana Pay representa um passo significativo na estratégia de crescimento e inovação da Natura, reafirmando o compromisso da empresa com o sucesso de suas consultoras e com a criação de um ecossistema de negócios mais forte e sustentável”, finaliza José Manuel.
Plataforma também busca trazer mais renda às consultoras negras
Aproximadamente 57% das Consultoras de Beleza da Natura e da Avon se autodeclaram negras. Para aumentar o número de pessoas negras em níveis superiores ao Prata no plano de crescimento — estágio em que os ganhos são maiores —, a Natura tem trabalhado para individualizar a jornada dessas consultoras. A proposta é incentivá-las a usar o Emana Pay como um meio de aumentar as vendas, a renda e o índice de letramento financeiro, principalmente entre aquelas que estão nos patamares iniciais do plano de crescimento e não possuem conta digital.