A coligação “Candeias pode muito mais” liderada por Marivalda da Silva (PT) e sua vice, Tonha Magalhães (Avante), acionou a justiça para tentar impedir a divulgação da pesquisa eleitoral que mostra o candidato Eriton Ramos (PP) com 57% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada pela empresa Séculus Análise e Pesquisa e divulgada pelo site Bahia Notícias.
O partido MDB de Candeias, representado pelo presidente Jairo Silva (Jarinho) entrou com pedido de liminar na justiça para tentar impedir a publicação dos resultados, já que os números referentes à corrida eleitoral para a prefeitura da cidade mostra a preferência maciça da população por Eriton Ramos. O MDB que faz parte da coligação de apoio a Marivalda e Tonha, alegava que a metodologia utilizada pela Seculus não foi transparente e que os resultados não refletiam a realidade do cenário eleitoral em Candeias. A ação judicial foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mas foi negada pela justiça eleitoral, tendo parecer inclusive do Ministério Público contra o pedido da coligação de Marivalda e Tonha que não viu erros na metodologia.
De acordo com decisão, a empresa Séculus Análise e Pesquisa o levantamento seguiu todos os critérios e regras estipulados pela justiça eleitoral, não tendo nada que justificasse erros amostrais. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07332/2024.
A ação do MDB levantava questionamentos sobre as motivações para tentar barrar a divulgação da pesquisa e chamou a atenção para o fato de não haver nenhuma justificativa relevante para tal motivo.
A justiça negou o pedido de liminar que tentou impedir a divulgação do resultado e julgou improcedente a presente representação. O resultado da pesquisa eleitoral foi divulgado na última sexta-feira, 23/08.
Confira o resultado da pesquisa:
Eriton Ramos (PP) com 57,63% das intenções de voto, contra 23,52% Marivalda (PT). 7,84% não votariam em nenhum e 11,02% não souberam ou não opinaram.