Salvador teve 9 mil metros de escadarias recuperados no primeiro semestre de 2024, diz secretaria

REGIÃO METROPOLITANA

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realizou a recuperação de 128 escadarias em 38 diferentes bairros da capital baiana no primeiro semestre de 2024, com o recorde registrado no mês de abril, onde foram revitalizados 2,7 mil metros. No total, cerca de 9 mil metros foram recuperados no período total.

A ação, que envolveu a recuperação da sustentação estrutural das escadarias, além da reconstrução de degraus danificados e a troca de corrimões e guarda-corpos, envelhecidos ou danificados. Entre os espaços englobados pela ação da Seman está a escadaria localizada na Rua Carlos Marighella, em Colinas de Pituaçu, onde além da revitalização citada anteriormente foi reformada também do sistema de iluminação e realizado o corte da vegetação que crescia ao redor da estrutura

“Não tinha iluminação, o local ficava escuro, as árvores grandes tomando a escada, dificultando a passagem. Os assaltos eram constantes e o local acabou se tornando esconderijo de bandidos. Era toda quebrada, muita gente já caiu”. “Colocaram iluminação e podaram as árvores. As pessoas já usam o caminho com frequência, e agora melhorou para transitar, quebrando um galho para muita gente ir a outros lugares. Agora, o medo que as pessoas tinham de descer e subir passou, e a escadaria é usada 100% diariamente”, descreve a moradora Greice Silva.

Moradora do bairro de Luís Anselmo, Ana Carvalho, faz uso diário da escadaria presente na Rua Ulysses Guimarães, que passou pela segunda maior intervenção entre as estruturas contempladas, tendo sido recuperados cerca de 307,1 metros de escadaria, ficando atrás apenas da Vila Altino, em Engenho Velho de Brotas, que contou com a recuperação de cerca de 325 metros.

“Agora podemos caminhar com mais segurança já que muitas melhorias foram feitas, como recuperação de degraus. Isso ajuda muito idosos e crianças que precisam usar a escadaria para ir ao médico ou escola”, avalia a moradora.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *