Baianos se preparam para o Encceja

EDUCAÇÃO

Milhares de brasileiros estão na reta final de preparações para prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), marcado para o próximo dia 25 de agosto. Entre eles, 19 mil pessoas do ecossistema do iFood receberam bolsas de estudo para o curso preparatório para a prova, como parte do programa Meu Diploma do Ensino Médio, oferecido pelo iFood aos entregadores e seus familiares, além dos donos e funcionários de estabelecimentos parceiros da plataforma. A prova, promovida pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (Inep), certifica aqueles que por algum motivo não concluíram essa etapa de formação.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa realizada em 2022, 41,5% da população brasileira entre 25 e 64 anos não tinha o ensino médio completo. “O diploma é um viabilizador de oportunidades. Completar a etapa escolar impulsiona o conhecimento e a oferta de trabalhos e concursos que exigem essa formação. Há também um aspecto intangível, que é o da dignidade e do respeito. Temos visto, por exemplo, entregadores que, após anos de evasão escolar, conseguem terminar o ensino médio e retomam o orgulho e a capacidade de alcançar novos objetivos”, explica Renata Citron, diretora de Educação do iFood.

Iranildo Sousa Santos, 36, é entregador parceiro do iFood há quatro anos. Ao longo desse período, Iranildo teve a oportunidade de participar do Meu Diploma do Ensino Médio, oportunidade que, segundo ele, representa uma mudança de vida. “A minha experiência foi incrível. Os professores foram excelentes e muito prestativos. Através do projeto, consegui ingressar na faculdade”, conta o entregador, que vai iniciar o segundo semestre do curso de Análise e desenvolvimento de sistemas.

Iranildo se formou no ensino médio em 2023 e sua perspectiva para os estudos e planos para o futuro já foram atualizados. “Antes de concluir o ensino médio, me sentia travado no tempo. Acredito que um diploma ajuda o meu crescimento profissional. Vejo novas portas se abrindo”, afirma confiante.

Lucas Reis Ferreira, de 25 anos, compartilha sua visão sobre as oportunidades que espera para o futuro, quando passar na prova do Encceja. “Eu pretendo fazer Direito ou Ciências da Computação e sonho em empreender no mercado imobiliário e no mercado financeiro”, revela Lucas. Depois de ter abandonado os estudos, diz que há uma acomodação e que “acaba não levando a sério e nunca conclui, mas, agora, será diferente”.

Meu Diploma do Ensino Médio

A empresa tem investido desde 2022 no apoio aos entregadores para conclusão do Ensino Médio. O objetivo é que todos os parceiros da plataforma que desejarem ter o diploma consigam fazer parte do projeto, com a disponibilização de cursos gratuitos preparatórios para o Encceja. Mais de 6 mil entregadores já conquistaram a certificação com o apoio do programa. Em 2023, os entregadores cadastrados no iFood representaram 2,3% de todas as pessoas inscritas no Encceja nacionalmente. Para a edição 2024, o iFood ampliou o escopo do programa para familiares dos profissionais de entrega e donos e funcionários dos estabelecimentos, somando mais de 19 mil pessoas inscritas, sendo 80% entregadores. Além disso, o iFood anunciou recentemente uma parceria com o SESI-SP para somar ao programa Meu Diploma do Ensino Médio, oferecendo a opção de formação pela Nova Eja ou Eja Profissionalizante.

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *