‘Golpe do Pix errado’: saiba como funciona e se proteja

REGIÃO METROPOLITANA SEGURANÇA

Mais um golpe ganhou forma e se junta à lista dos inúmeros já existentes em que os brasileiros devem tomar conhecimento para se proteger.

No chamado ‘golpe do Pix errado’, os criminosos se aproveitam de um recurso criado pelo Banco Central para recuperar valores em casos de fraude, conhecido como MED (Mecanismo Especial de Devolução).

De acordo com um alerta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os golpistas obtêm o número de celular da vítima, que muitas vezes também serve como chave do Pix, e realizam uma transferência para essa pessoa. Eles conseguem essas informações através de cadastros online ou pesquisas em redes sociais.

Logo após, entram em contato com a vítima, seja por ligação ou mensagem, alegando ter feito um Pix por engano e solicitando que o valor seja devolvido. Ao verificar o extrato, a vítima percebe que realmente recebeu o dinheiro em sua conta.

No entanto, ao invés de fornecer a mesma chave Pix usada para enviar o dinheiro, o golpista passa uma chave Pix de uma terceira conta. Em seguida, o criminoso aciona o MED, alegando que foi vítima de fraude. Com isso, os bancos envolvidos passam a investigar a transação.

Febraban alerta sobre Pix errado
Como o Pix devolvido foi enviado para uma conta diferente da original, as instituições bancárias podem interpretar essa situação como um golpe.

Isso pode levar à retirada do dinheiro da conta da pessoa que foi enganada. Se o golpe for bem-sucedido, o bandido não só recebe o valor devolvido voluntariamente, mas também o recupera através do MED, deixando a vítima com prejuízo.

A Febraban alerta que, ao receber um pedido de devolução de Pix, o cliente deve sempre realizar a transferência de volta para a conta original da qual o Pix foi enviado.

O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes, afirma: “Para isso, o cliente deve entrar em seu aplicativo bancário e dentro das funcionalidades do Pix, utilizar a opção de devolução da transação recebida, que automaticamente envia o valor para a conta de origem. Nunca, em hipótese alguma, faça um estorno para uma terceira conta. Se tiver qualquer dúvida, ligue para seu banco”.

adm

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