O escritor soteropolitano Itamar Vieira Jr, autor de “Torto Arado” (Todavia, 2019) e de “Salvar o Fogo” (2023), lançou na manhã de sexta-feira, 09 de agosto, durante a Flipelô, o livro infantil “Chupim” (Baião,2024 ), o seu primeiro livro voltado para o público infantil. Itamar participou de um bate-papo com a escritora Paloma Amado no Espaço Infantil Mabel Velloso, na Praça das Artes, no Pelourinho, e contou ao público presente de como veio a inspiração para a obra.
A publicação, que possui pinturas de Manuela Dias, conta a história do menino Julin, uma criança preta que vive a realidade do campo, em um Brasil marcado pela desigualdade social. O livro retrata com maestria uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social. Nesta literatura infantil, Itamar Vieira Jr. transita de maneira singular entre a realidade, o sonho e árdua vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre esse universo.
Itamar Viera Jr. tem graduação e mestrado em geografia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutorado na área de Estudos Étnicos e Africanos na mesma instituição, com a tese “Trabalhar é tá na luta: vida, morada e movimento entre o povo Iuna” (2017), uma pesquisa que retrata a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Também é funcionário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)- órgão federal voltado para a implantação da reforma agrária.
“Chupim”, que rememora o ambiente retratado no romance “Torto Arado”, conta uma história real de um Itamar Vieira Jr. atuando entre os trabalhadores rurais como servidor público no Incra. Com este livro, o autor deseja que as crianças do campo se sintam representadas pela obra..
“Eu escrevi Chupim para buscar a criança que está em nós e que nunca morre. Foi assim que eu cheguei a este livro. Chupim é um pássaro e o livro conta a história de Julin uma criança que vai ajudar os pais a trabalhar nos campos de arroz. Enquanto os pais colhem o arroz, cabe a ele expulsar os pássaros que são tidos como praga, os pássaros chupins, só que o menino, como qualquer criança, se enternece por essa criatura. E aí começa uma história muito bonita entre a criança e o pássaro. Um pássaro que faz a criança refletir sobre sua vida”, explica.
Para o escritor, um confesso admirador da Flipelô, a festa literária se consagra como um dos maiores eventos culturais do estado.
“É um evento que faz parte do calendário cultural de Salvador, da nossa Bahia e do Brasil. Já tem uma trajetória linda muito bonita nesses oito anos de existência. Eu acompanho a festa desde o começo. Eu considero um evento importantíssimo, pois celebra o livro, celebra o leitor, celebra o autor e, principalmente, celebra a Bahia. É um evento também voltado para a infância, para o estímulo à leitura, para fomentar e formar leitores para este país. E isso é fundamental”, diz ele, salientando que os pais e professores necessitam cuidar de crianças e adolescentes para não ficarem viciados em telas digitais, deixando de cultivar o hábito pela leitura.
O pássaro chupim (Molothrus bonariensis), inspiração para o livro de Itamar Vieira Jr., tem a coloração preto azulada, e também conhecido por azulego, maria-preta, chopim, godero, godelo, gaudério, cupido (Maranhão), papa-arroz-escuro (Paraíba), engana-tico, maria-vadia (nordeste do Goiás) e azulão-de-chiqueiro (Bahia e sul do Piauí). De acordo com o site Wiki Aves, veículo digital com conteúdo interativo e direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, esse pássaro tem cerca entre 17 e 21,5 centímetros de comprimento e pesa entre 44,9 e 63,7 gramas.
A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR, SICOOB, Banco do Nordeste, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.