O aplicativo WhatsApp é a rede social mais usada no país, de acordo com dados da pesquisa de 2023 do We Are Social. São 169 milhões de usuários brasileiros que fazem uso da ferramenta.
No entanto, é importante saber que tipo de comportamentos podem acabar com o bloqueio da sua conta e tentar se precaver. O grupo Metta, empresa que gere o aplicativo, alerta para alguns comportamentos que podem terminar com seu bloqueio, segundo os termos de uso.
Conta inativa – O WhatsApp entende que para permanecer na rede, você deve usar o aplicativo. Por isso, caso fique mais de 120 dias sem acessar o app, o serviço entende que a conta está inativa e pode banir o número. O WhatsApp avisa o usuário quando o prazo está se aproximando, para caso ele tenha interesse evite o banimento.
Espalhar fake news – A disseminação de informações falsas é outra preocupação do WhatsApp. Disparar notícias falsas para vários usuários pode levar ao bloqueio da conta, caso haja denúncia.
Usar versões não oficiais – Quem baixa e usa versões não oficiais do WhatsApp pode ter a conta banida, caso a rede perceba o procedimento. Os programas, que ficam disponíveis fora das lojas oficiais dos celulares, usam o código-fonte do WhatsApp sem autorização, expondo os usuários a riscos. A recomendação do WhatsApp é que as pessoas usem somente as versões oficiais, disponíveis na Play Store e na App Store.
Conteúdos ofensivos – O envio de mensagens com ofensas, difamações, palavras obscenas, ameaças ou termos ligados a assédio, discursos de ódio e comportamentos inadequados é uma das possibilidades para ter a conta banida, já que violam as políticas de uso do WhatsApp.
Bloqueio em massa – Um usuário que passe por bloqueio em massa durante período de 24h, sendo reportado por diferentes outros usuários, também pode ter o número banido pelo WhatsApp. Essa possibilidade, contudo, permite que o usuário tente recorrer, entrando em contato com o suporte do WhatsApp para que o caso seja analisado. A conta pode ser recuperada, caso seja provado que as denúncias em massa foram feitas de maneira maliciosa e não houve violação das políticas de privacidade e uso do WhatsApp.
Disparos em massa- Disparar mensagens em massa também é uma maneira que pode levar ao banimento do WhatsApp. Essas mensagens indesejadas são mal vistas pelo app, pois podem servir para espalhar golpes.
Não confirmar a conta – Fazer contas sem a devida autenticação é proibido pela Meta, que controla o WhatsApp. A empresa exige a confirmação de contato para qualquer inscrição em suas redes.