Já pararam para refletir que as pessoas são tão diferentes umas das outras que é impossível que elas tenham a mesma opinião sobre tudo? Essa é a proposta do projeto “O que pensam sobre…”, promovido pela Escola de Pensar. A primeira edição acontecerá dia 23/07, às 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (comemorado dia 25/07). O evento “O que as mulheres negras pensam sobre…”, terá a participação da cantora Nara Gil, a militante LGBTQIAPN+ Paulett Furacão, a jornalista e apresentadora Wanda Chase e a professora e pesquisadora Daniele Canedo. O ingresso será 1 kg de alimento não-perecível.
Temas como empregabilidade, maternidade, autoestima, preconceito, entre outros, serão colocados na roda de conversa com mulheres potentes que irão expor o seu pensamento sobre questões que fazem parte da vida e cotidiano das mulheres negras. A conversa será mediada por Thaiane Machado, uma das fundadoras e criadoras da Escola de Pensar. Segundo ela, será um momento de colocar os temas contemporâneos na mesa e provocar o desenvolvimento do pensamento crítico sobre questões importantes da nossa sociedade. “O evento é uma oportunidade única de reunir mulheres tão diferentes, de trajetórias e experiências de vida tão distintas, mas que expões as suas visões de mundo de forma crítica e alerta”, comenta Thaiane.
Um projeto da Escola de Pensar
A Escola de Pensar é um projeto que tem como proposta estimular o pensamento crítico em todas nas esferas sociais, emocionais, artísticos, pessoais etc. A partir de formações para desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, a Escola propõe que o conhecimento seja adquirido pela vivência, não apenas através do relato. O projeto, criado em dezembro de 2023, conta com diversas iniciativas para provocar o pensar, tais como cursos (online e presenciais), clube do livro, o “Beer And Book”, um projeto para quebrar os tabus sobre sexo e corpo, o “Prazer! Te Conhecer”, com o sexólogo Januário Mourão, além de conteúdos em redes sociais, e-books e podcasts – que será lançado em agosto.
Para esse ano, outros eventos estão sendo programados: dia 31/07, no espaço Coletivo Pessoa, teremos a conversa “Sem pregas na língua – um papo sobre orgasmo”, conduzido pelo sexólogo Januário Mourão, em parceria com Ive Maciel, proprietária da Rituall Sex Shop, e participação de Camila Rocha, fisioterapeuta pélvica; em 13/08, no Espaço Cultural da Barroquinha, o evento “Afroturismo: modelo de negócio e valorização”, com Jamile Borges, diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais, e convidados; em 21/09, na Casa do Benin, o “FÉsta – FÉ: Sagrada Tradição Afrobaiana”, um dia inteiro, com conversas e atividades que falam sobre a fé e as religiões de matriz africana, em que o participante será convidado a vivenciar e experienciar através de debates, arte, música e gastronomia.
SERVIÇO:
Evento: “O que as mulheres negras pensam sobre…” – Participação de: Nara Gil, Paulett Furacão, Wanda Chase e DanieleCanedo; Mediação de Thaiane Machado
Dia 23 de julho (terça-feira), no EspaçoCultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/ n – Barroquinha)
Das 18h30 às 20h30
Inscrições: https://www.escoladepensar.com.br/evento-mulheres-negras-salvador
Ingresso: 1kg de alimento não-perecível
(Todo alimento arrecadado será doado para o projeto Pena Branca na Comunidade, do terreiro de umbanda Templo Cacique Pena Branca e Pai Benedito de Angola )
Realização: Escola de Pensar
Info pelo Whatsapp. (71) 99172 4578