Encontro reúne pesquisadores e pesquisadoras de Capoeira

EDUCAÇÃO

Mestres/as de Capoeira, professores/as e estudantes participam do II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira que acontece nos dias 04 e 05 de maio, deste ano. A atividade faz parte da segunda edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo, que acontece na Biblioteca Central dos Barris, entre os dias 02 e 05 de maio, em Salvador.

O Encontro é dedicado à exploração e discussão das múltiplas abordagens da Capoeira na comunidade acadêmica. No centro das rodas de conversas questões históricas, educativas, econômicas, culturais e sociais relacionadas à Capoeira, bem como a ampla gama de conhecimentos produzidos sobre essa arte afro-brasileira. O foco estará nas valiosas trocas entre pesquisadores/as das mais diversas áreas do conhecimento como saúde, educação, sociologia, temas que destacam a presença e força da Capoeira na Bahia.

A coordenação do Encontro é composta por pesquisadores/as com profunda relação com a Capoeira, como a pesquisadora Dra. Abia França, que atualmente é professora do Departamento de Educação da UFBA e secretária adjunta do CBCE-BA. Em seu doutorado, investigou a trajetória das mestras de Capoeira e chama atenção para a diversidade na produção acadêmica sobre o tema: “As discussões dentro do II Encontro estão centradas nas Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, entretanto a Capoeira tem suscitado estudos em todas as áreas de conhecimento ao longo dos últimos anos”.

O II Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira busca disseminar e fortalecer a produção de conhecimento sobre essa arte, promovendo debates, reflexões e a troca de experiências. A expectativa é contribuir para o aprimoramento da formação de capoeiristas-pesquisadores, além de oferecer oportunidades de aprendizado para estudantes de graduação e pós-graduação e assim, contribuir para a Salvaguarda da Capoeira.

Sobre os coordenadores do Encontro:

Janja Arjo aú- Formada em História pela UFBA, possui mestrado e doutorado em Educação (USP) e pós-doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP). É docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (FFCH/UFBA). É Mestra de Capoeira, cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil. Atualmente se dedica aos estudos sobre as mulheres nos contextos das culturas tradicionais e populares de matrizes africanas.

Ábia Lima de França – Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde; mestra em Educação pela UFBA, doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é Coordenadora Adjunta do Grupo de Trabalho Temático de Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Desenvolve artigos científicos sobre a Educação Física, a formação, a Capoeira e as relações de gênero.

Neuber Leite Costa – Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela UFBA. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFBA, é professor da Uninassau e da UNEB. Tem experiência na área de Educação, Cultura e Educação Física, participando nos temas: Capoeira, educação física, relações étnico-raciais e ensino superior.

José Ricardo Moreno Pinho – Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em História pela UFBA e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor Adjunto do Departamento de Educação do Campus de Alagoinhas (DEDCII), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em História Regional e Local. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, do Brasil e da Bahia. Atuando principalmente nos seguintes temas: História portuária, abastecimento, Salvador, Médio São Francisco, afro-descendentes.

Veja a programação completa do Encontro de Pesquisadores/as:

04.05.2024 (sábado)
Local:
 Biblioteca Central dos Barris.
8h às 9h: Sessão de abertura.
9h às 10h30: Roda de Conversa 1 – Raízes Africanas e Origem da Capoeira.

Convidados: Prof. Dr. Antônio Liberac Cardoso Simões Pires e Prof. Dr. Josivaldo Pires Oliveira (Mestre Bel).
Mediação: Profa. Dra. Ábia Lima de França.
10h40 às 12h: Roda de Conversa 2: A Produção do Conhecimento sobre a Capoeira na Atualidade.
Convidados: 
Prof. Dr. Pedro Rodolpho Jungers Abib e Profa. Dra. Janja Araújo (Mestra Janja).
Mediação: Prof. Dr. Neuber Leite Costa (Mestre Soldado).
12h Coffee break.

05.05.2024 (domingo)
Local:
 Biblioteca Central dos Barris
8h30 às 10h10: Roda de Conversa 3: A Capoeira e as Questões Contemporâneas
Convidados(as): 
Profa. Dra. Ábia Lima de França, Profa. Dra. Daniele Canedo e Prof. Me. Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo)
Mediação: Profa. Dra. Janja Araújo (Mestra Janja).
10h30 às 12h: Roda de Conversa 4: Capoeira na Escola
Convidados(as): 
a confirmar.
Mediação: Patrícia Mascarenhas Fernandes (Mestra Patrícia).
12h: Coffee break.
12h10: Roda de Capoeira.

SERVIÇO:
O QUÊ: 
Encontro de pesquisadores/as no 2º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo mundo.
QUANDO: 02 a 05 de maio.
ONDE: Biblioteca dos Barris (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA).
www.capoeiraemmovimento.com.br

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *