O Programa Qualifica Capoeira se prepara para celebrar a formatura de sua primeira turma. A solenidade acontece nesta quinta, dia 11 de abril, às 18h na Biblioteca dos Barris, em Salvador. O curso “Formação Pedagógica da Arte da Capoeira e suas Práticas” busca promover uma formação complementar para capoeiristas engajados no ensino ou que desejam ensinar Capoeira nas escolas. O curso é certificado pelo Governo da Bahia, através do Programa Qualifica Bahia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Entre as autoridades, participam da formatura o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e Davidson Magalhães, titular da Setre.
Essa primeira turma é formada por 35 alunos que passaram por um processo de seleção, composto por três etapas e participaram das aulas durante dois meses no Colégio Central, em Salvador. Durante esse período de aprendizado e formação eles receberam ajuda de custo para transporte e alimentação.
O Qualifica Capoeira trabalha uma perspectiva afrocentrada decolonial, diversa e popular da Capoeira, com objetivo de formar capoeiristas para a realidade da comunidade escolar. Durante os encontros foram abordados elementos da didática do ensino da arte afro-brasileira e metodologias de ensino.
A formação é uma iniciativa do coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), um grupo que trabalha por políticas públicas efetivas de promoção da Capoeira como elemento da identidade cultural afro-brasileira. Atualmente, o CMB luta pela regulamentação da Lei Moa do Katendê, que garantirá, dentre outras coisas, a Capoeira nas escolas públicas do estado, e pela implementação nas escolas públicas de Salvador, através da campanha “Capoeira nas Escolas Públicas Já!”.
Para Jurandir Júnior, integrante do Capoeira em Movimento, essa formação representa um marco histórico: “É parte de uma luta para que a capoeira entre nas escolas públicas do estado da Bahia enquanto disciplina, não apenas como atividade física. É mais um instrumento de preparação para transformar nosso sonho em realidade e qualificar os capoeiristas que queiram dar aulas nas escolas e aprimorar os seus conhecimentos.”
A Lei nº 14.341, conhecida como Lei Moa do Katendê foi aprovada em 2021 e aguarda regulamentação. A certificação dessa turma representa uma vitória na direção ao fortalecimento e valorização da Capoeira e da sua perpetuação enquanto cultura, bem como da formação de profissionais comprometidos com sua prática e ensino.
SERVIÇO:
O QUÊ: Formatura da primeira turma do Qualifica Capoeira.
QUANDO: 11 de abril (quinta-feira)
ONDE: Biblioteca dos Barris, 18h
www.capoeiraemmovimento.com.br
@capoeiraemmovimentobahia