Crédito: Kin Guerra
A designer e artista visual baiana Goya Lopes segue para o Rio de Janeiro onde vai desfilar na segunda-feira pela Escola de Samba Portela, que este ano tem como tema “Um Defeito de Cor”, baseado no romance da escritora Ana Maria Gonçalves. Ao lado dela estará, no carro 04, Marcelo Campos, curador da exposição “Um Defeito de Cor”, onde Goya expôs 41 peças e já esteve no MAR, no Rio de Janeiro, e no Muncab, em Salvador. O desfile da Portela vai refazer os caminhos imaginados da história da mãe Preta, Luíza Mahim (Kehinde), que, no Brasil, precisa lutar por sua liberdade e reconstruir sua vida.
Confira a letra:
O samba genuinamente preto
Fina flor, jardim do gueto
Que exala o nosso afeto
Me embala, oh! mãe, no colo da saudade
Pra fazer da identidade nosso dialeto
Omoduntê, vim do ventre do amor
Omoduntê, pois assim me batizou
Alma de Gege e a justiça de Xangô
O teu exemplo me faz vencedor
Sagrado feminino ensinamento
Feito águia corta o tempo
Te encontro ao ver o mar
Inspiração a flor da pele preta
Tua voz, tinta e caneta
Sobre Goya – Goya Lopes é formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), é considerada uma das mais importantes criadoras da moda afro-brasileira. Seu contato com a moda começou na Itália, onde estudou especialização em Design, Museologia, Expressão e Comunicação Visual, na Universitá Internazionale Dell’Arte di Firenze, fez o curso de Litografia Stamperia D’Arte Gráfica Santa Reparata e o estágio com a designer Linda Ieromonti, sempre em Firenze.
De volta ao Brasil, Goya passou a trabalhar com arte e moda, investiu em sua formação empresarial e se transformou numa grande intérprete, uma contadora de histórias da cultura afro-brasileira. Também fez o curso de Design de Moda pelo Instituto Brasileiro de Moda de São Paulo . Com a loja virtual, Goya acredita que será possível conquistar quem ainda não conhece seu trabalho, mas também fornecer suas criações para os que já são clientes fiéis e valorizam a belíssima estética nascida da nossa rica mestiçagem cultural.