Foi um sucesso, então na próxima quarta-feira, dia 11 de outubro, a partir das 14h30, o “Uma Quarta de FreePelô” recebe mais uma vez no Teatro Sesc-Senac Pelourinho o espetáculo poético musicado “Mariar: Um Mar de Poesias”, que traz histórias do manguezal vivenciadas por mulheres negras marisqueiras que tem o mangue como meio de subsistência.
Na plateia da próxima quarta estarão os jovens da Casa do Sol Padre Luís Lintner, que fica em Cajazeiras V, da Escola comunitária Luiza Mahin e da Escola Julieta Vilas Boas, do município de Terra Nova, a 75 quilômetros de Salvador. “Uma Quarta de FreePelô” está recebendo jovens de outros municípios.
O espetáculo – O casamento da música com o teatro, a poesia e a força da ancestralidade negra traduzida na história oral trazem para o espetáculo uma diversidade sonora natural casada ao instrumental afro-brasileiro e às texturas e cores desse universo negro feminino. Com direção, texto, músicas e atuação de Emillie Lapa e Natalyne Santos, “Mariar: Um Mar de Poesias” é um exemplo de prática artística engajada, baseada na comunidade.
Quem faz “Mariar: Um Mar de Poesias”
Emillie Lapa é cantora, multi-instrumentista, compositora, atriz, arte-educadora e diretora musical de espetáculos teatrais, regente e oficineira de pandeiro, compositora do sucesso” Banho de Folhas”, em parceria com Luedj Luna. Diretora musical do espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”, é co-idealizadora do projeto “Mariar um Mar de Poesias”.
Natalyne Pereira dos Santos é atriz, arte-educadora, pesquisadora, escrevivente, compositora, filha do Recôncavo baiano, da cidade de São Francisco do Conde. Licenciada em Teatro e mestra em Artes Cênicas pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas UFBA, é idealizadora do Projeto “Mariar Um Mar de Poesias” e assina co-direção musical do Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”. @natalynesantoss.
O “Uma Quarta de FreePelô é uma ação promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, em correalização com o Sesc Bahia.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado
Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.
Sobre o Sesc
O Sesc é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que há 77 anos transforma milhares de vidas através das ações e projetos que realiza. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem bem-estar e qualidade de vida, ofertando serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Na Bahia, o Sesc dispõe de 23 unidades fixas, 11 na capital e 12 no interior, além de 3 Unidades Móveis de Saúde e 2 Unidades Móveis de Biblioteca, possibilitando ao seu público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São escolas, restaurantes, teatros, academias, hotéis, centros de lazer e convivência e diversos outros espaços que atendem os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o público em geral, de ponta a ponta do estado.
Serviço:
Uma Quarta de FreePelô
Data: 11 de outubro (quarta-feira)
Horário: a partir das 14h30
Locais : Teatro Sesc Senac Pelourinho e Fundação Casa de Jorge Amado