O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a chegada de três viaturas blindadas da Polícia Federal à Bahia é uma parceria com o governo federal. A previsão é que os veículos desembarquem em Salvador entre quarta (20) e quinta-feira (21) — os veículos saíram na segunda (18) do Rio de Janeiro, em um navio da Marinha.
“Assim como outros estados, a Bahia foi contemplada com novas viaturas blindadas. Os equipamentos chegam para fortalecer o trabalho conjunto das Polícias Federal, Civil e Militar, em uma parceria do estado com o governo federal”, publicou Jerônimo em sua conta no Twitter.
Mesmo em meio à escalada da violência na capital baiana, agravada com a morte de um policial federal, o governador tem descartado a necessidade de uma intervenção com aparato nacional de segurança.
O agente Lucas Monteiro Caribé, de 42 anos, foi alvejado durante uma megaoperação no bairro de Valéria na última sexta (15). O caso está sendo apurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela cúpula da PF.
Até agora, nove suspeitos de participar da ação criminosa foram mortos em confrontos com policiais, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.
No mesmo dia da morte do agente, chegaram para reforçar o policiamento na capital baiana uma equipe de 14 policiais do Comando de Operações Táticas (COT) de Brasília e um helicóptero.
Ao bahia.ba, o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) afirmou que, embora o governador não admita, a Bahia está hoje sob um cenário de intervenção federal.