Centro Histórico – Começam os shows do Festival da Primavera

ENTRETENIMENTO

O Centro Histórico de Salvador vai se encher do sentimento de renovação e da alegria que a Primavera traz sempre para Salvador. E vai se encher de música também. O Festival da Primavera promove nos dias 15, 16, 23 e 24 de setembro uma série de shows gratuitos, abertos ao público, nos Largos do Pelourinho, da Tieta e do Santo Antônio Além do Carmo, que mostram a diversidade, a riqueza da música baiana. Juan e Javena, Gerônimo Santana, Adelmo Casé com a Negra Cor, Wilson Café, Tonho Matéria, Ganhadeiras de Itapuã, Mãeana e os eventos Colorindo Salvador, Tributo Rock Festival e Baile Babilônia estão confirmados. Realizado pela Prefeitura de Salvador, através da Saltur – Empresa Salvador Turismo, o Festival da Primavera no Centro Histórico recebe apoio da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor e tem produção da Sole Produções.

Confira a programação:

Largo do Pelourinho

15/09 – sexta-feira

15h – Juan e Ravena – Com mais de 20 anos de música, Juan e Javena já se apresentaram no Festival de Verão, cantaram no Carnaval de Salvador, no  São João em várias cidades baianas, além de terem feito apresentações em outros estados brasileiros e países como Áustria, Holanda e França, em Paris, na Lavagem de La Madeleine. Em Salvador já cantaram em vários teatros, casas de show e em palcos abertos nos bairros. A dupla tem oito CDs gravados, videoclipes no Canal do Youtube e EPs nas plataformas digitais. Os “2 Baianos”, como são chamados os ecléticos artistas, têm também um trabalho voltado para a sustentabilidade, tanto que levaram pela primeira vez a energia solar para alimentar o som e a iluminação do trio elétrico, o Trio Solar.

17h30 – Negra Cor – Desde quando foi criada por Adelmo, que canta, compõe, faz arranjos musicais, toca violão, percussão e gaita, a banda Negra Cor une hip hop, bases eletrônicas, o melhor da musicalidade da percussão baiana com a riqueza melódica e cultural da música negra, representada pelo reggae, samba-reggae, ijexá, funk, dentre outras. O líder da Negra Cor já firmou parcerias de peso em suas composições. A exemplo de Carlinhos Brown em “Só Vou Fazer Amor” e, Gerônimo e o saudoso Saul Barbosa na canção “Amar Com Você”.  Atualmente, trabalhando “Vai Dar Praia (Adelmo Casé e Edu Casanova) e com participação especial de MC Buchecha, Adelmo e a Negra Cor vêm mostrando, com força, a essência da sua vivência musical. Apresentando um repertório diversificado e dançante, a banda é formada por Adelmo Casé (vocal, violão, percussão e gaita) e mais sete músicos. E o lema da turma é fazer o público entender o verdadeiro sentido da música e se divertir.

19h30 – Gerônimo – Todo artista se apressa em admitir suas múltiplas influências, mas não são muitos os que imprimem uma marca pessoal a ritmos tão diversos como faz Gerônimo, que vai de lambada, ijexá, aguerê, afoxé, salsa, adarrum, axé… o que calar na alma. Ele é um caso de artista com fisionomia definida que mesmo quando interpretada por vozes como a de Gal Costa, Maria Bethânia, Daniela Mercury, Elba Ramalho ou Lazzo insinua sempre uma marca inconfundível do seu estilo. Cantor e compositor conhecedor da história baiana contemporânea, é um dos maiores artistas pós-Caymmi, dono de um trabalho distinto reconhecido por Jorge Amado, Ildásio Tavares e pelo próprio Dorival Caymmi.  artista bem baiano e conhecedor do seu povo e sua história, é um verdadeiro estudioso do comportamento cultural da cidade do Salvador.  “Sou uma criatura que procura imitar Deus fazendo a história para que alguém possa contá-la”, define o artista, que irá celebrar durante todo o ano a riquíssima história da sua vida.

16/09 – sábado

17h30 – Wilson Café – Com muito balanço da música preta, o músico e percussionista Wilson Café promete não deixar ninguém parado durante o show Samba Black Dance, no Largo do Pelourinho, em frente à Casa de Jorge Amado. No show, que faz parte da programação do Festival da Primavera, o percussionista interfere numa diversidade de ritmos, através da mistura de timbres percussivos e eletrônicos. “A composição do show desenvolve-se ritmos precisos além de oferecer a possibilidade de um gênero musical próprio, principalmente relacionado a um repertório com canções e ritmos que embalam o corpo. Nas músicas podemos encontrar os princípios do movimento percussivo social da cibercultura”, afirma o percussionista.

19h30 – Tonho Matéria – O Festival da Primavera Salvador vai receber o projeto Festival Samba-reggae, comandado pelo cantor e compositor Tonho Matéria, no Largo do Pelourinho. O show, com a temática “A Capoeira é uma Criança Gingando para Transformar”, tem como finalidade resgatar e divulgar as antigas músicas das entidades de matrizes africanas, a exemplo dos blocos afros, afoxés, índios e percussão de Salvador. “O repertório será formado por sucessos de entidades que já tiveram acesso a grande mídia e outras que nunca foram executadas nas rádios por conta de seus apelos e abordagens sócio-políticas”, adiantou Tonho, que usa a capoeira como ferramenta de transformação e inclusão.

23/09 – sábado

Largo da Tieta

13h – Colorindo Salvador – Evento criado para valorizar artistas da cena LGBTQIAPN+, esta edição contará com uma diversidade de atrações, envolvendo batalhas de dança, show musicais e um afterparty promovido em parceria com o coletivo Manifesto – Atrações confirmadas: Tícia, Tiri, Raquel Reis, Samba Maria, Gabi Lins, Dai, Di Cerqueira, Manifesto e Afrobapho

Largo do Santo Antônio Além do Carmo

17h30 – Ganhadeiras de Itapuã – As Ganhadeiras de Itapuã celebram a estação das flores com samba, ciranda, Ijexá, provendo um belo encontro no coreto do Santo Antônio Além do Carmo. Quem for ao show será agraciado com a potência natural das vozes dessas senhoras, e todo o movimento e colorido das sambadeiras, que representam um belo jardim florido. O show acontecerá ao pôr do sol, e além da alegria contagiante das Ganhadeiras, a paisagem da Baia de Todos os Santos será um bônus para quem quiser chegar e ser feliz.

19h30 – Mãeana – Mais conhecida como Mãeana, a cantora e compositora Ana Claudia Lomelino tem um trabalho na música reconhecido. Sua voz é cool – suave, quase angelical, sem firulas – e sua composição, feita de delicadezas. No show no Festival da Primavera, ela vai misturar seu repertório autoral aos repertórios dos outros shows que já fez, com músicas de Gal Costa, Rita Lee, João Gomes e João Gilberto, celebrando o Solstício de Primavera, a fertilidade e a diversidade.

 24/09 – sábado

Largo da Tieta

15h – Tributo Rock Festival

Rafa Luz faz Tributo a Raul Seixas

Renato Coelho Rock Club faz Tributo a Cazuza e Legião Urbana

Metal Master faz Tributo a Metallica

Funk the Bump faz Tributo a Red Hot Chili Peppers

22h – Baile Babilônia – Vitrolab – Representante da nova música pop baiana, a Vitrolab é formada pelos irmãos Guga e Marcelo Barbosa. As influências do trabalho deles vão desde  movimentos históricos da música brasileira, como a Tropicália e o Manguebeat, até os nomes da música baiana atual, como BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ e Afrocidade.

Acompanhe pelo site www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br

adm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *