O Ministério da Saúde explicou o motivo do apresentador Fausto Silva, conhecido como “Faustão”, ter prioridade na fila de espera de transplante. De acordo com a pasta, o apresentador teve preferência devido “ao seu estado muito grave de saúde”.
“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, diz a nota da pasta.
Além de Faustão, outros 13 transplantes de coração foram realizados entre os dias 19 e 26 de agosto. Sete deles aconteceram em São Paulo.
De acordo a secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a equipe do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusou o órgão. Segundo a pasta, 12 pacientes que atendiam aos requisitos foram selecionados pelo sistema informatizado de gerenciamento estadual de transplantes. Entre eles, quatro estavam priorizados. Faustão era o segundo na lista.
Faustão está internado desde o dia 5 de agosto em decorrência de uma insuficiência cardíaca. No último dia 20, o Hospital Albert Einstein divulgou agravamento do quadro e informou que o apresentador estava na fila de transplante.
De acordo com o hospital, o procedimento foi realizado com sucesso e Faustão foi encaminhado para a UTI, onde será feito o acompanhamento da adaptação do órgão.