O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em alguns bairros de Salvador e nove cidades baianas após o apagão nacional que atingiu todas as unidades federativas – exceto Roraima – na manhã desta terça-feira (15).
Segundo a Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço no estado, até as 12h – cerca de duas horas após o início do apagão – 50% dos consumidores afetados foram normalizados.
Ainda conforme a Coelba, as subestações em Salvador que foram regularizadas, atendem os seguintes bairros e suas adjacências: Pituaçu; São Cristóvão; Patamares; Candeal; Fonte Nova; CAB; Federação; Graça; Pituba; Graça e Imbuí.
Os municípios que tiveram o serviço retomado são: Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina e Paulo Afonso.
Ocorrência em rede
O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o apagão foi provocado por uma “ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)”. Ainda não foram reveladas as causas da ocorrência, que estariam sendo apuradas. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada.